NOSSA
História

A SISa
A história da SISa começa em 2007 quando um grupo de alunos inspirados pelas simulações acadêmicas no Brasil e mundo afora propuseram um evento desses dentro do Santa. Desde então, ano vai e ano vem, e a SISa segue firme e forte.
A SISa é um evento anual, na qual é realizada uma série de discussões já vividas na história. Durante os dias de debate, os participantes são convidados a representar um país ou personagem histórico, defendendo seus interesses e tendo a oportunidade de mudar totalmente o rumo de um determinado conflito histórico. A Segunda Guerra Mundial poderia nunca ter ocorrido, assim como a Terceira poderia ser iniciada à qualquer instante: está tudo nas mãos dos delegados!
Além daqueles que participam dos debates em si, existem outras funções envolvidas com a SISa, como a Imprensa, por exemplo. Nela, o aluno também defende determinadas opiniões, mas de um jornal ou rádio envolvido com o conflito histórico, sendo responsável por elaborar reportagens que possam causar algum impacto nas discussões.
Ademais, é possível fazer parte das equipes de apoio (Intervenção,Vídeo e Staff), que tem como função deixar a SISa um ambiente mais profissional ajudando na parte técnica(Staff), registrando momentos e cenas (Vídeo) e fazendo pequenas intervenções que interfiram no andamento dos comitês(Intervenção).
No quesito acadêmico, a SISa tem como objetivo potencializar os conhecimentos escolares, principalmente da área de humanidades. Os(as) participantes acabam tendo que realizar um estudo prévio para que sejam capazes de fazer parte das discussões, utilizando como base um material fornecido pelos organizadores: o guia de estudos. Além disso, têm contato com inúmeras figuras envolvidas no respectivo acontecimento histórico, assim como suas crenças e interesses, podendo, dessa maneira, entender melhor seus resultados.
Durante as discussões, todos(as) os(as) participantes inserem-se em um ambiente de formalismo diplomático. Como resultado, negociação, oratória e argumentação são apenas algumas das muitas habilidades individuais aperfeiçoadas ao longo da SISa.
Acima de tudo, o evento tem um papel social: o desenvolvimento da empatia. O exercício de representar um determinado personagem, assim como suas crenças e opiniões, tudo isso, dentro de um ambiente de diálogo, visa despertar a capacidade de se colocar no lugar do outro, para assim, tentar entender sua opinião, principalmente quando ela é antagônica.
Aqueles que não se sentem confortáveis participando dos debates podem, como dito anteriormente, exercer outras funções, as quais relacionam-se com determinadas habilidades. Apesar disso, todas elas exigem, em alguma medida, a comunicação e o trabalho em grupo, competências que também são de extrema importância na formação dos alunos.